Como organizar sapatos: 3 dicas úteis para guardar calçados

Como organizar sapatos: 3 dicas úteis para guardar seus calçados

Como organizar sapatos é sempre uma dúvida pertinente, principalmente para as pessoas que possuem muitos pares em casa. 

Um par de sapatos para eventos formais, outro para passeios casuais, mais um para os treinos na academia, outro para o futebol no fim de semana… São várias ocasiões e um modelo específico para cada atividade.

Mas você sabia que, além de organizar adequadamente os sapatos, também dá para seguir alguns cuidados simples para prolongar a durabilidade deles? 

Neste post, falaremos mais sobre esses cuidados a seguir.

Confira!

como organizar sapatos, modelos de papetes

1. Atenção ao local de armazenamento

Esta pode ser uma dica óbvia para algumas pessoas, mas muitas ainda não sabem. Sempre dê uma maior atenção ao lugar que você usa para organizar seus sapatos. 

Dê preferência a locais secos e arejados, pois muitos modelos podem adquirir um aspecto de mofo e estão sujeitos à proliferação de fungos quando guardados em ambientes úmidos.

É ideal também que os pares de sapatos fiquem em lugares de fácil acesso. Assim, você evita desperdício de tempo procurando por determinado par e cuida para que os demais estejam guardados da maneira correta.

2. As caixas podem ajudar

Um erro comum cometido por muitas pessoas ao comprar sapatos é, logo em seguida, jogar fora as caixas nas quais eles eram guardados. 

Ora, quer melhor lugar para guardar os calçados que não suas próprias embalagens de papelão? 

Além de acomodá-los perfeitamente, as caixas ficam melhor organizadas nas prateleiras ou nas partes de baixo dos guarda-roupas.

Contudo, para muitos pares, é possível que a falta de espaço seja um problema. Nesse caso, é válido armazená-los nos saquinhos que, na maioria dos casos, acompanham o produto.

como organizar sapatos, papete preta e branca

3. Evite organizá-los uns sobre os outros

Para o caso das pessoas que não usam as caixas, nunca guarde os sapatos uns sobre os outros. 

Alguns modelos exigem um cuidado maior para que não fiquem deformados devido ao peso dos outros, ou mesmo arranhados e sujos.

Se o problema for falta de espaço, pequenas caixas individuais, suportes específicos e até baús com compartimentos internos podem ajudar com isso. 

Para grandes caixas que não possuem divisórias, você pode preencher os espaços vazios entre os pares de sapatos com papéis ou pedaços de jornal.

como organizar sapatos, modelo mocassim

Bônus: dicas para prolongar a durabilidade dos sapatos

Agora que você já viu como organizar os sapatos, as duas dicas a seguir foram feitas para estender a vida útil dos calçados. Dá uma olhada:

1. Evite guardar os sapatos imediatamente após o uso

Ninguém tem tempo livre o suficiente para lavar os sapatos todas as vezes após o uso, principalmente as pessoas que possuem rotinas corridas e atarefadas. 

Porém, ao tirar os sapatos dos pés, antes de guardá-los, procure deixá-los descansando num lugar à sombra para que o suor evapore e, assim, diminua o risco da proliferação de fungos.

2. Nunca guarde sapatos sujos

Essa dica está relacionada à dica anterior. Após o descanso, caso os sapatos estejam com muita sujeira e, a depender do material de confecção, pegue um pano úmido e realize a limpeza. 

Fora o odor desagradável, a sujeira é um vetor para o acúmulo de bactérias.

Com essas dicas, como organizar sapatos não será mais uma dúvida. 

Agora, que tal acessar o site da Uncle K para conferir as opções de sapatos disponíveis e escolher um modelo confortável para você? 

Mas não esqueça de colocar nossas dicas em prática, hein?

Até o próximo conteúdo!

Banner de conversão para a categoria de calçados femininos.